sexta-feira, 5 de abril de 2013

Aécio Neves Biografia: Aécio Neves Governador MG

Fonte: Imagens do Google


A biografia de Aécio Neves da Cunha tem como ponto forte o período que governou Minas Gerais por dois mandatos consecutivos, entre 2003 e 2010. A implantação do programa Choque de Gestão é sua principal marca como governador, hoje uma referência fundamental para a administração pública no Brasil. Baseia-se na proposta de gastar menos com o Estado para investir mais no cidadão, em particular em programas sociais de grande retorno para a população.

Em dois anos, o governo equilibrou as finanças estaduais, chegando ao Déficit Zero. Isso possibilitou desde a regularização do pagamento de direitos dos servidores públicos, como o 13º salário em dia, até a retomada de contratos de financiamento junto às agências de fomento internacionais, como os Bancos Mundial e Interamericano de Desenvolvimento .

O Governador conseguiu o equilíbrio fiscal de Minas que foi reconhecido pelo governo federal, que autorizou que, depois de anos, o Governo de Minas pudesse voltar a captar recursos internacionais. Especialistas e organismos internacionais também reconheceram a importante conquista.

Fonte: Imagens do Google

Durante praticamente todo o primeiro mandato, Aécio obteve índices de cerca de 90% de aprovação popular. 
No comando do governado de Minas Gerais, Aécio Neves criou importantes políticas de proteção às mulheres e investiu em ações para reduzir a mortalidade materna, com a implantação do programa Viva Vida e construção de Centros Viva Vida, que oferecem atendimento especializado na área de sexualidade e reprodução.

Ainda voltado para questões de bem estar e qualidade de vida da classe feminina, o governador também criou a primeira Delegacia Especializada de Crime contra a Mulher e o Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, pioneiro no país com a finalidade de abrigar detentas grávidas e seus bebês.

O Centro Integrado da Mulher para reunir, em um mesmo espaço, todos os serviços de atendimento à mulheres  vítimas de violência; os Centros de Referência da Mulher, que oferecem apoio jurídico, assistencial e psicológico; e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas Para as Mulheres (Cepam), que desenvolve atividades de valorização e defesa dos direitos da mulher , também aparecem na lista de feitos do governador.

Ao assumir pela segunda vez o governo de Minas, em 1º de janeiro de 2007, Aécio criou o Estado para Resultados ou Choque de Gestão de Segunda Geração, dando continuidade e aprofundando as conquistas sociais anteriores.

Em 2008, Aécio recebeu a Legião de Honra da França, entregue pelo ex-presidente Valéry Giscard d’Estaing, representando o atual presidente, Nicolas Sarkozy. É a maior comenda concedida pelo governo francês a cidadãos do mundo inteiro em reconhecimento pelos seus méritos .

Nenhum comentário :

Postar um comentário