sexta-feira, 2 de agosto de 2013

AÉCIO NEVES BIOGRAFIA: Aécio comenta em fanpage pacote de medidas de economias das despesas de Minas Gerais


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, comentou, em sua fanpage, o pacote de medidas de economias das despesas estatais, anunciado na última quinta-feira (01) pelo governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia.

“ O governador Antonio Anastasia anunciou uma série de medidas que visam a redução de custos do Estado e que reafirmam o compromisso da gestão do PSDB de Minas com a eficiência da administração pública e com a qualidade dos serviços oferecidos pelo Estado à população (...) São decisões que revelam coragem, responsabilidade e sensibilidade. Nos últimos 10 anos, Minas Gerais avançou muito e temos, hoje, segundo índices do governo federal, o melhor sistema desaúde pública da região Sudeste e a melhor educação básica do país. Ainda assim, há muito o que fazer para a constante melhoria da qualidade de vida dos mineiros”. registrou- Aécio em sua fanpage.

O pacote de medidas de economias das despesas estatais  remete ao “choque de gestão” implantado em 2003  pelo líder tucano, Aécio Neves (PSDB), quando ele ainda era governador de Minas. As definições daquela época foram lembradas, ontem, pelo atual governador do estado Antonio Anastasia.

Em 2003, por meio de fusões, as secretarias foram  enxugadas em 30% , passando de 21 para 15. Também foram extintos 3.000 cargos que podiam ser preenchidos sem concurso. Aécio Neves mexeu também nos salários do governador, do vice-governador e dos secretários de estado. Naquela época, os vencimentos do governador, por exemplo, caíram em 45%.

Nesse mesmo ano, também foi anunciada a criação de auditorias setoriais a fim de estabelecer um controle dos gastos públicos e ampliar a transparência na administração estadual.

Um decreto impôs um maior controle sobre os gastos públicos, e foi definida ainda a adoção em larga escala do pregão eletrônico (pela internet) e dos leilões da dívida pública para estimular a concorrência entre os fornecedores e baixar os custos.

Entre os feiros citados a cima , no governo de Aécio, ainda foram tomadas outras medidas emergenciais com o objetivo de diminuição imediata de custos. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário