sexta-feira, 5 de abril de 2013

Raio “X” eleições presidenciais de 2014

No jornal  O Globo, na coluna “Panorama Político”, o jornalista Ilimar Franco publicou uma notinha relatando uma análise em relação as eleições presidenciais de 2014. No raio “x” realizado, concluiu-se que, com uma possível candidatura de Aécio Neves PSDB, o senador tucano poderia levar a disputa ao segundo turno. 


Fonte: Imagens do Google

Aécio Neves defende novo pacto federativo


Fonte: Imagens do Google
A jornalista Luciana Cipriani do Jornal do Commercio publicou uma matéria falando sobre as críticas de Aécio ao atual governo, em um evento municipalista em SP. De acordo com a publicação, o senador defendeu um novo pacto federativo que proporcione mais dinheiro  aos municípios. O tucano alega que a situação caótica que o Brasil vem passando em relação à saúde, educação e segurança deve-se a fragilização da federação.  Indignado, Aécio relata que hoje recaem sobre  as responsabilidades municipais encargos cada vez mais expressivos , sem ao menos uma garantia de que os municípios receberão as receitas previamente programadas.  O senador ainda relata que a concentração de recursos na mão do governo federal é uma das maiores queixas dos prefeitos.  

O assunto também rendeu duas notinhas no mesmo jornal, na coluna de Luiz Carlos Azedo. 

Aécio Neves é elogiado em terra de Rainha

Fonte: Imagens do Google


A revista britânica "The Economist" publica, na edição que começa a ser vendida nesta quinta-feira no Reino Unido, a reportagem "O remédio de Minas". Trata-se de uma matéria sobre o perfil administrador do senador tucano Aécio Neves, com ênfase no "choque de gestão".  A revista Britânica, ao afirmar que Aécio executou um "choque de gestão" em Minas Gerais, faz uma comparação dos resultados de gestão no Estado com o aumento do número de ministérios no governo federal petista.

A publicação ainda ressalta a o lema administrativo de Aécio Neves, "gastar menos no governo e mais nos cidadãos", e afirma que os mineiros se acostumaram na última década com a ideia de que merecem bons serviços pelos impostos pagos.

Outros aspectos comentados pela revista são: o "emagrecimento" da máquina pública que Aécio produziu em Minas Gerais se contrapondo com o "inchaço" observado na esfera federal, e a possível candidatura de Aécio Neves na eleição presidencial do próximo ano. Sendo assim, a reportagem sugere que a gestão do tucano pode ser positiva para o Brasil, porém, lembra que o mesmo PSDB já falhou ao tentar vender a ideia de gestão pública eficiente nas eleições presidenciais de 2010, quando Dilma Rousseff saiu vitoriosa das urnas e derrotou o tucano José Serra.

Aécio Neves Biografia: Aécio Neves Senador

Fonte: Imagens do Google


Em 2010, Aécio Neves elegeu-se senador da República, por Minas Gerais, com 7.565.377 votos. Sua popularidade ajudou na vitória também de seus companheiros de chapa. Em 6 de abril de 2011, Aécio pronunciou seu discurso inaugural no Senado, quando teve uma inédita fila de apartes de quatro horas e meia de duração, com a participação de mais de 30 senadores.

No discurso, apontou sua proposta para os caminhos para a oposição brasileira, com base em três eixos, simultaneamente. O primeiro deles é a postura perante o governo: fiscalizar com rigor; apontar o descumprimento de compromissos assumidos com a população; denunciar desvios erros e omissões; e cobrar ações que sejam realmente importantes para o país. O segundo eixo é o compromisso com o resgate do princípio da Federação brasileira, fortalecendo estados e municípios, a fim de se combater a maior concentração de impostos, recursos e poder de decisão na esfera da União de toda a história do Brasil. O terceiro eixo é o da aproximação ainda maior da oposição com os brasileiros .

No pronunciamento, de grande repercussão, o senador Aécio Neves enfatizou que o exercício da oposição deve se pautar pelos valores da coragem, da responsabilidade e da ética. “Precisamos estar, todos, à altura dos sonhos de cada um dos brasileiros. Nós, da oposição, estaremos”, ele afirmou, da tribuna do Senado.
Aécio Neves lançou a Frente da Adoção, em junho de 2011, com o objetivo de mobilizar a sociedade e poderes públicos em torno de políticas e ações de incentivo à adoção de crianças e adolescentes no Brasil .
Nos primeiros meses de mandato, Aécio Neves participou intensamente das atividades das comissões do Senado. 

Dentre as iniciativas de maior repercussão de Aécio Neves no Senado, destaca-se a articulação de um acordo suprapartidário para fortalecer o Poder Legislativo diante dos abusos cometidos pelo governo federal na edição de medidas provisórias (MPs). Como integrante da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, ele foi o relator de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que muda os trâmites das MPs no Congresso Nacional.

Na Comissão de Assuntos Econômicos, Aécio mostrou-se favorável à extensão da Medida Provisória 512 para os municípios mineiros da área da Sudene, entre os mais pobres do Brasil, com a concessão de incentivo fiscal para instalação de empresas automotivas.

Aécio Neves Biografia: Aécio Neves Governador MG

Fonte: Imagens do Google


A biografia de Aécio Neves da Cunha tem como ponto forte o período que governou Minas Gerais por dois mandatos consecutivos, entre 2003 e 2010. A implantação do programa Choque de Gestão é sua principal marca como governador, hoje uma referência fundamental para a administração pública no Brasil. Baseia-se na proposta de gastar menos com o Estado para investir mais no cidadão, em particular em programas sociais de grande retorno para a população.

Em dois anos, o governo equilibrou as finanças estaduais, chegando ao Déficit Zero. Isso possibilitou desde a regularização do pagamento de direitos dos servidores públicos, como o 13º salário em dia, até a retomada de contratos de financiamento junto às agências de fomento internacionais, como os Bancos Mundial e Interamericano de Desenvolvimento .

O Governador conseguiu o equilíbrio fiscal de Minas que foi reconhecido pelo governo federal, que autorizou que, depois de anos, o Governo de Minas pudesse voltar a captar recursos internacionais. Especialistas e organismos internacionais também reconheceram a importante conquista.

Fonte: Imagens do Google

Durante praticamente todo o primeiro mandato, Aécio obteve índices de cerca de 90% de aprovação popular. 
No comando do governado de Minas Gerais, Aécio Neves criou importantes políticas de proteção às mulheres e investiu em ações para reduzir a mortalidade materna, com a implantação do programa Viva Vida e construção de Centros Viva Vida, que oferecem atendimento especializado na área de sexualidade e reprodução.

Ainda voltado para questões de bem estar e qualidade de vida da classe feminina, o governador também criou a primeira Delegacia Especializada de Crime contra a Mulher e o Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, pioneiro no país com a finalidade de abrigar detentas grávidas e seus bebês.

O Centro Integrado da Mulher para reunir, em um mesmo espaço, todos os serviços de atendimento à mulheres  vítimas de violência; os Centros de Referência da Mulher, que oferecem apoio jurídico, assistencial e psicológico; e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas Para as Mulheres (Cepam), que desenvolve atividades de valorização e defesa dos direitos da mulher , também aparecem na lista de feitos do governador.

Ao assumir pela segunda vez o governo de Minas, em 1º de janeiro de 2007, Aécio criou o Estado para Resultados ou Choque de Gestão de Segunda Geração, dando continuidade e aprofundando as conquistas sociais anteriores.

Em 2008, Aécio recebeu a Legião de Honra da França, entregue pelo ex-presidente Valéry Giscard d’Estaing, representando o atual presidente, Nicolas Sarkozy. É a maior comenda concedida pelo governo francês a cidadãos do mundo inteiro em reconhecimento pelos seus méritos .

Aécio Neves Biografia: Aécio Neves Deputado Federal MG

Fonte: Imagens do Google



A experiência parlamentar de Aécio Neves está entre as mais sólidas dentre os representantes no Congresso Nacional. Foram quatro mandatos seguidos, durante 16 anos, como deputado federal por Minas Gerais, cargo que assumiu em 1986 pela primeira vez, eleito então pelo PMDB. Mais tarde, filiou-se ao PSDB.

Entre 2001 e 2002, Aécio exerceu a função de presidente da Câmara dos Deputados. É o terceiro cargo de maior relevância no Poder Executivo do Brasil, pois o seu ocupante substitui o presidente da República, em caso de impedimento do vice.

Sob a presidência de Aécio, o Legislativo brasileiro ganhou mais agilidade e transparência.
Nessa época, foi concebido e aprovado o “pacote ético” que, entre outros avanços, reformulou o conceito de imunidade parlamentar, possibilitando, desde então, o julgamento de deputados por crimes comuns .
Outra inovação foi tornar disponível, a todo cidadão, via internet, o acompanhamento de qualquer projeto de lei em tramitação na Câmara.

A atuação como deputado federal deu a Aécio trânsito entre as mais diferentes correntes partidárias da vida política brasileira. Ele começou na Assembleia Nacional Constituinte, que consolidou a transição democrática no País. Na ocasião, foi o autor de 46 emendas, com destaque para a instituição do direito de voto aos 16 anos.

Fonte: Imagens do Google


Em 1989, Aécio Neves uniu-se aos políticos que fundaram o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), entre eles, Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas e Franco Montoro. Em 1997, ao ser escolhido líder do PSDB, o mineiro se tornou, aos 37 anos de idade, um dos mais jovens políticos a ocupar um cargo dessa importância. Nos dois anos seguintes, foi reeleito por aclamação, até conseguir, em 2000, um fato inédito: ser reconduzido à liderança do partido pela quarta vez.

Vemos na biografia de Aécio Neves que, ainda na Câmara dos Deputados, Aécio atuou pela aprovação de matérias que beneficiaram diretamente a mulher. Entre elas, a que tornou obrigatória a notificação, pelos hospitais da rede pública, dos casos de violência contra a mulher e a que tipificou o assédio sexual.

Na biografia de Aécio Neves, consta também que, como deputado federal, também defendeu a lei que obrigou a cirurgia de plástica reparadora da mama, em casos de câncer, por planos e seguros privados e a que estendeu às mães de crianças adotadas o direito à licença-maternidade e ao salário-maternidade .

Nos dois anos em que esteve na Presidência da Câmara, Aécio foi eleito pelos colegas o parlamentar mais influente do Congresso Nacional em pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Para disputar o governo de Minas Gerais, ele renunciou ao mandato parlamentar e encerrou um dos períodos mais produtivos de sua carreira política como deputado federal.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Aécio Neves Biografia: Trajetória política: Números comprovam carreira de sucesso

Fonte: Imagens do Google


As urnas sempre conferiram votações consagradoras a Aécio. Para o Governo de Minas, em 2002, foram 5.282.043 votos ou 58% dos votos válidos e a maior votação da história do estado até então, eleito em primeiro turno. Tornou-se o primeiro governador de Minas a vencer no primeiro turno. Na reeleição em 2006, conseguiu 7.482.809 de votos, ou o equivalente a 77,03% dos votos válidos, novamente um recorde. Como candidato a senador por Minas Gerais, atingiu a marca de 7.565.377 votos.
Já na sua primeira disputa eleitoral, em 1986, ele havia obtido 236.019 votos, o deputado mais votado de Minas Gerais para a Assembleia Nacional Constituinte, que coroou o processo de redemocratização no Brasil. Na eleição de 1998, os mineiros fizeram dele o deputado federal mais votado do PSDB em todo o Brasil e também o deputado reeleito com maior número de votos em Minas Gerais com 185.050 votos.
Aqui, você vai conhecer os principais aspectos da biografia de Aécio Neves: suas origens familiares, o começo da sua trajetória na juventude e a descrição dos mandatos e cargos que exerceu, como deputado federal, governador de Minas Gerais e, agora, senador da República.

Aécio Neves Biografia: Trajetória política: Neto de Tancredo, Aécio é!



Fonte: Imagens do Google

Foi em 1981, mediante a um cenário político de grande efervescência, logo após a Lei da Anistia aos perseguidos pelo regime militar e a realização das primeiras eleições diretas para governador, que Aécio Neves, aos 21 anos de idade, iniciou-se na vida política. Através de um convite do avô Tancredo Neves, Aécio começou assessorá-lo na campanha para o governo de Minas.
Com Tancredo, Aécio percorreu as diversas regiões do estado, numa memorável e vitoriosa jornada eleitoral. Quando Tancredo tomou posse como governador, foi designado seu secretário particular, nos anos de 1983 e 1984, passando a acompanhar todos os momentos importantes do início da gestão dele à frente do Palácio da Liberdade. Naquela época, presidiu o PMDB Jovem em Minas.
Quando veio o movimento das Diretas Já, em 1983, Aécio esteve presente no palanque dos comícios que encheram as praças das capitais brasileiras. Durante meses, ele conviveu intensamente com os principais líderes da oposição na época, como Ulysses Guimarães, Teotônio Vilela, Franco Montoro, Mário Covas e Leonel Brizola.
Fonte: Imagens do Google

Em seguida, participou do movimento que levou Tancredo a ser eleito presidente da República, no Colégio Eleitoral, em 1985. Aécio acompanhou de perto as articulações de Tancredo, que, com grande firmeza e habilidade política, soube conduzir a transição entre o regime militar e a democracia. Quando formou seu ministério, Tancredo incluiu Aécio no cargo de maior proximidade e confiança pessoal, o de secretário da Presidência da República.
Em 1986, Aécio integrou a Comissão do Ano Internacional da Juventude, uma iniciativa do Ministério da Justiça, nas comemorações da Organização das Nações Unidas (ONU). Foi o chefe da comitiva brasileira no 12º Encontro Mundial da Juventude e dos Estudantes, em Moscou, onde esteve em companhia do cineasta Silvio Tendler e do cantor Fagner, entre outros.
Aécio começou a trabalhar cedo. Já em 1977, com 17 anos, trabalhou no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério da Justiça, no Rio de Janeiro.

Aécio Neves Biografia: Política que vem de berço

Fonte: Imagens do Google


No dia 10 de Março de 1960, em Minas Gerais/Belo Horizonte, chegava ao mundo Aécio Neves da Cunha. Filho do ex-deputado federal Aécio Ferreira e neto de do ex-presidente da República Tancredo Neves e do deputado federal Tristão da Cunha, Aécio vem de uma família com forte tradição na política.

O avô materno, Tancredo Neves, foi presidente da República em 1985, um dos maiores estadistas da história do Brasil e figura decisiva na redemocratização dos anos 80, quando o país pôs fim a 20 anos de ditadura militar. Tancredo exerceu funções de destaque na República, entre elas a de ministro da Justiça no segundo governo do presidente Getúlio Vargas, primeiro-ministro no regime parlamentarista, durante o período do presidente João Goulart, e governador de Minas, além de deputado federal por vários mandatos e senador.

Do lado paterno, o avô é Tristão Ferreira da Cunha, foi signatário do Manifesto dos Mineiros, de 1943, um dos marcos do movimento que derrubou a ditadura do presidente Getúlio Vargas, na década de 40. Deputado estadual e federal em diversos mandatos, ocupou o cargo de secretário estadual da Agricultura, Indústria, Comércio e Trabalho do governador Juscelino Kubitschek, entre 1951 e 1953.

Já seu pai, o advogado Aécio Cunha, exerceu oito mandatos consecutivos, dois como deputado estadual e seis como federal, entre 1955 e 1987. Defendeu durante mais de 30 anos os interesses do Vale do Mucuri e do Norte de Minas. Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, presidiu a Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas e exerceu o cargo de líder do Partido Republicano (PR). Na Câmara dos Deputados, atuou como membro das Comissões de Orçamento, de Fiscalização Financeira e Tomada de Contas, de Minas e Energia e de Ciência e Tecnologia. Sempre acompanhou a trajetória política do filho, a quem ajudou como conselheiro e nas articulações partidárias em Minas Gerais.